Ensino a distância

O conceito de Educação a Distância no Brasil é definido oficialmente no Decreto nº 5.622 de 19 de dezembro de 2005 (BRASIL, 2005):
Art. 1º
Para os fins deste Decreto, caracteriza-se a Educação a Distância como modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos.

Essa definição da Educação a Distância complementa-se com o primeiro parágrafo do mesmo artigo, onde é ressaltado que esta deve ter obrigatoriamente momentos presenciais, como se segue:

§ 1o
A Educação a Distância organiza-se segundo metodologia, gestão e avaliação peculiares,
para as quais deverá estar prevista a obrigatoriedade de momentos presenciais para:
I – avaliações de estudantes;
II – estágios obrigatórios, quando previstos
na legislação pertinente;
III – defesa de trabalhos de conclusão de curso, quando previstos na legislação pertinente e
IV – atividades relacionadas a laboratórios
de ensino, quando for o caso.

CONCEITOS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA.

Dohmem em 1967:
É  uma forma sistêmica e organizada de auto estudo, em que o aluno adquiri conhecimento a partir do material de estudo disponibilizado, o acompanhamento e a supervisão do sucesso do estudante são levados a risca por um grupo de professores. Isto é possível, utilizando meios de comunicação, capazes de vencer longas distâncias.
 
Peters em 1973:
É um método racional de partilhar conhecimento, habilidades e atitudes, aplicando a divisão do trabalho e de princípios organizacionais, pelos meios de comunicação, com o propósito de reproduzir materiais técnicos de alta qualidade, tornando-se possível instruir um grande número de estudantes ao mesmo tempo, enquanto esses materiais durarem. É uma forma industrializada de ensinar e aprender.
 
Moore em 1973
É o conjunto  de métodos instrucionais onde as ações dos professores são executadas à parte das ações dos alunos, mesmo aquelas situações continuadas que podem ser feitas presencialmente. Sendo que, a comunicação entre o docente e o discente deve ser facilitada por meios impressos, eletrônicos, mecânicos ou outro.
 
Holmberg em 1977
 A Educação a Distância beneficia-se do planejamento, direção e instrução da organização do ensino.
 
 Keegan em 1991
 Educação a Distância é a separação física entre docente e discente, sendo a diferença do ensino presencial, havendo uma comunicação de mão dupla e o estudante beneficiando-se do diálogo, possibilitando iniciativas como possibilidade de encontros ocasionais com propósitos didáticos e de socialização.
 
 Chaves em 1999
é o ensino que ocorre quando o ensinante e o aprendente estão separados (no tempo ou no espaço). No sentido que a expressão assume hoje, enfatiza-se mais a distância no espaço e propõe-se que ela seja contornada através do uso de tecnologias de telecomunicação e de transmissão de dados, voz e imagens (incluindo dinâmicas, isto é, televisão ou vídeo).

1728 – Marco inicial da Educação a Distância: é anunciado um curso pela Gazeta de Boston, na edição de 20 de março, onde o Prof. Caleb Philipps, de Short Hand, oferecia material para ensino e tutoria por correspondência. Após iniciativas particulares, tomadas por um longo período e por vários professores, no século XIX a Educação a Distância começa a existir institucionalmente.

1829 – na Suécia é inaugurado o Instituto Líber Hermondes, que possibilitou a mais de 150.000 pessoas realizarem cursos através da Educação a Distância;

1840 – na Faculdade Sir Isaac Pitman, no Reino Unido, é inaugurada a primeira escola por correspondência na Europa;

1856 – em Berlim, a Sociedade de Línguas Modernas patrocina os professores Charles Toussaine e Gustav Laugenschied para ensinarem Francês por correspondência

Década de 60:

  • 1960 – na Argentina, nasce a Tele Escola Primária do Ministério da Cultura e Educação, que integrava os materiais impressos à televisão e à tutoria; 
  • 1968 – é criada a Universidade do Pacífico Sul, uma universidade regional que pertence a 12 países-ilhas da Oceania;
  • 1969 – no Reino Unido, é criada a Fundação da Universidade Aberta;

Década de 70:

  • 1971 – a Universidade Aberta Britânica é fundada;
  • 1972 – na Espanha, é fundada a Universidade Nacional de Educação a Distância; 
  • 1977 – na Venezuela, é criada a Fundação da Universidade Nacional Aberta;
  • 1978 – na Costa Rica, é fundada a Universidade Estadual a Distância;
 
Década de 80:
 
1984 – na Holanda, é implantada a Universidade Aberta;
1985 – é criada a Fundação da Associação Europeia das Escolas por Correspondência; Na Índia, é realizada a implantação da Universidade Nacional Aberta   Indira Gandhi;
1987 – é divulgada a resolução do Parlamento Europeu sobre Universidades Abertas na Comunidade Europeia; É criada a Fundação da Associação Europeia de Universidades de Ensino a Distância;
1988 – em Portugal, é criada a Fundação da Universidade Aberta;
 

1990 – é implantada a rede Europeia de Educação a Distância, baseada na declaração de Budapeste e o relatório da Comissão sobre educação aberta e a distância na Comunidade Europeia.

Década de 30:
 
1904  – o Jornal do Brasil registra, na primeira edição da seção de classificados, anúncio que oferece profissionalização por correspondência para datilógrafo;
1923 – um grupo liderado por Henrique Morize e Edgard Roquette-Pinto criou a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro que oferecia curso de Português, Francês, Silvicultura, Literatura Francesa, Esperanto, Radiotelegrafia e Telefonia. Tinha início assim a Educação a Distância pelo rádio brasileiro;
1934 – Edgard Roquette-Pinto instalou a Rádio–Escola Municipal no Rio, projeto para a então Secretaria Municipal de Educação do Distrito Federal. Os estudantes tinham acesso prévio a folhetos e esquemas de aulas, e também era utilizada correspondência para contato com estudantes;
1939 – surgimento, em São Paulo, do Instituto Monitor, o primeiro instituto brasileiro a oferecer sistematicamente cursos profissionalizantes a distância por correspondência, na época ainda com o nome Instituto Rádio¬ Técnico Monitor.
 
Década de 40:
 
1941 – surge o Instituto Universal Brasileiro, segundo instituto brasileiro a oferecer também cursos profissionalizantes sistematicamente. Fundado por um ex-sócio do Instituto Monitor, já formou mais de 4 milhões de pessoas e hoje possui cerca de 200 mil alunos; juntaram-se ao Instituto Monitor e ao Instituto Universal Brasileiro outras organizações similares, que foram responsáveis pelo atendimento de milhões de alunos em cursos abertos de iniciação profissionalizante a distância. Algumas dessas instituições atuam até hoje. Ainda no ano de 1941, surge a primeira Universidade do Ar, que durou até 1944;
1947 – surge a nova Universidade do Ar, patrocinada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), Serviço Social do Comércio (SESC) e emissoras associadas. O objetivo desta era oferecer cursos comerciais radiofônicos. Os alunos estudavam nas apostilas e corrigiam exercícios com o auxílio dos monitores. A experiência durou até 1961, entretanto a experiência do SENAC com a Educação a Distância continua até hoje;
 
1959 – a Diocese de Natal, Rio Grande do Norte, cria algumas escolas radiofônicas, dando origem ao Movimento de Educação de Base (MEB), marco na Educação a Distância não formal no Brasil. O MEB, envolvendo a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e o Governo Federal utilizou-se inicialmente de um sistema rádio educativo para a democratização do acesso à educação,  promovendo o letramento de jovens e adultos;
 
Década de 60:
 
1962 – é fundada, em São Paulo, a Ocidental School, de origem americana, focada no campo da eletrônica;
1967 – o Instituto Brasileiro de Administração Municipal inicia suas atividades na área de educação pública, utilizando-se de metodologia de ensino por correspondência. Ainda neste ano, a Fundação Padre Landell de Moura criou seu núcleo de Educação   a Distância, com metodologia de ensino por correspondência e via rádio;
 
Década de 70:
 
1970 – surge o Projeto Minerva, um convênio entre o Ministério da Educação, a Fundação Padre Landell de Moura e Fundação Padre Anchieta, cuja meta era a utilização do rádio para a educação e a inclusão social de adultos. O projeto foi mantido até o início da década de 1980;
1974 – surge o Instituto Padre Reus e na TV Ceará começam os cursos das antigas 5ª à 8ª séries (atuais 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental), com material televisivo, impresso e monitores;
1976 – é criado o Sistema Nacional de Teleducação, com cursos através de material instrucional;
1979 – a Universidade de Brasília, pioneira no uso da Educação a Distância, no ensino superior no Brasil, cria cursos veiculados por jornais e revistas, que em 1989 é transformado no Centro de Educação Aberta, Continuada, a Distância (CEAD) e lançado o Brasil EAD;
 
Década de 80:
 
1981 – é fundado o Centro Internacional de Estudos Regulares (CIER) do Colégio AngloAmericano que oferecia Ensino Fundamental e Médio a distância. O objetivo do CIER é permitir que crianças, cujas famílias mudem-se temporariamente para o exterior, continuem a  estudar pelo sistema educacional brasileiro;
1983 – o SENAC desenvolveu uma série de programas radiofônicos sobre orientação profissional na área de comércio e serviços, denominada “Abrindo Caminhos”;

Década de 90:

1991 – o programa “Jornal da Educação – Edição do Professor”, concebido e produzido pela Fundação Roquete-Pinto tem início e em 1995 com o nome “Um salto para o Futuro”, foi incorporado à TV Escola (canal educativo da Secretaria de Educação a Distância do Ministério da Educação) tornando-se um marco na Educação a Distância nacional. É um programa para a formação continuada e aperfeiçoamento de professores, principalmente do Ensino Fundamental e alunos dos cursos de magistério. Atinge por ano mais de 250 mil docentes em todo o país; • 1992 – é criada a Universidade Aberta de Brasília, acontecimento bastante importante na Educação a Distância do nosso país;

1995 – é criado o Centro Nacional de Educação a Distância e nesse mesmo ano também a Secretaria Municipal de Educação cria a MultiRio (RJ) que ministra cursos do 6º ao 9º ano, através de programas televisivos e material impresso. Ainda em 1995, foi criado o Programa TV Escola da Secretaria de Educação a Distância do MEC; •

1996 – é criada a Secretaria de Educação a Distância (SEED), pelo Ministério da Educação, dentro de uma política que privilegia a democratização e a qualidade da educação brasileira. É neste ano também que a Educação a Distância surge oficialmente no Brasil, sendo as bases legais para essa modalidade de educação, estabelecidas pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996, embora somente regulamentada em 20 de dezembro de 2005 pelo Decreto n° 5.622 (BRASIL, 2005) que revogou os Decretos n° 2.494 de 10/02/98, e n° 2.561 de 27/04/98, com normatização definida na Portaria Ministerial n° 4.361 de 2004 (PORTAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃOa, 2010).

2000 – é formada a UniRede, Rede de Educação Superior a Distância, consórcio que reúne atualmente 70 instituições públicas do Brasil comprometidas na democratização do acesso à educação de qualidade, por meio da Educação a Distância, oferecendo cursos de graduação, pós-graduação e extensão. Nesse ano, também nasce o Centro de Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CEDERJ), com a assinatura de um documento que inaugurava a parceria entre o Governo do Estado do Rio de Janeiro, por intermédio da Secretaria de Ciência e Tecnologia, as universidades públicas e as prefeituras do Estado do Rio de Janeiro. •

2002 – o CEDERJ é incorporado a Fundação Centro de Ciências de Educação Superior a Distância do Rio de Janeiro (Fundação CECIERJ).

2004 – vários programas para a formação inicial e continuada de professores da rede pública, por meio da EAD, foram implantados pelo MEC. Entre eles o Proletramento e o Mídias na Educação. Estas ações conflagraram na criação do Sistema Universidade Aberta do Brasil. • 2005 – é criada a Universidade Aberta do Brasil, uma parceria entre o MEC, estados e municípios; integrando cursos, pesquisas e programas de educação superior a distância.

2006 –  entra em vigor o Decreto n° 5.773, de 09 de maio de 2006, que dispõe sobre o exercício das funções de regulação, supervisão e avaliação de instituições de educação superior e cursos superiores de graduação e sequenciais no sistema federal de ensino, incluindo os da modalidade a distância (BRASIL, 2006).

2007 – entra em vigor o Decreto nº 6.303,  de 12 de dezembro de 2007,  que altera dispositivos do Decreto n° 5.622 que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional (BRASIL, 2007).
2008 – em São Paulo, uma Lei permite o ensino médio a distância, onde até 20% da carga  horária poderá ser não presencial.

2009 – entra em vigor a Portaria nº 10, de  02 julho de 2009, que fixa critérios para a dispensa de avaliação in loco e deu outras providências para a Educação a Distância no Ensino Superior no Brasil (BRASIL, 2009).

2011 – A Secretaria de Educação a Distância é extinta. Torna-se importante citar que entre as décadas de 1970 e 1980, fundações privadas e organizações não governamentais iniciaram a oferta de cursos supletivos a distância, no modelo de teleducação, com aulas via satélite, complementadas por kits de materiais impressos, demarcando a chegada da segunda geração de Educação a Distância no país. Somente na década de 1990, é que a maior parte das Instituições de Ensino Superior brasileiras mobilizou-se para a Educação a Distância com o uso de novas tecnologias de informação e comunicação. Um estudo realizado por Schmitt et al., 2008, mostrou que no cenário brasileiro, quanto mais transparentes forem as informações sobre a organização e o funcionamento de cursos e programas a distância, e quanto mais conscientes estiveram os estudantes de seus direitos, deveres e atitudes de estudo, maior a credibilidade das instituições e mais bem-sucedidas serão as experiências na modalidade a distância.

Crescimento do Ensino a Distância

A flexibilidade, aliado ao preço são alicerces para o crescimento o EAD. A flexibilidade, facilitando o ajuste de local e horário, além do custo reduzido, podendo chegar aproximadamente a 60% a menos em relação ao presencial. Vejam os números:

 

A ABED (Associação Brasileira de Educação a Distância), registra 17% de aumento em números de alunos matriculados de 2017 para 2018. Atualmente, 9 milhões de estudantes escolhem o Ensino a Distância (EAD).

https://veja.abril.com.br/educacao/

Ser obstinado, perseverante, motivado e empenhado para assistir e realizar as atividades em casa.

Um grande obstáculo a ser transposto, devido a toda comodidade disponível, haverá uma facilidade de manter-se focado. Por isso, o www.meucursovip.com.br sugere que um local calmo e silencioso, seja o seu ambiente de estudos, procurando respeitar os intervalos de descanso. Assim, conseguirá atingir os seus objetivos.

Um outro desafio, é administrar o tempo de forma correta, utilizando como uma vantajosa no aproveitamento do ensino a distância. Como administrador do seu horário, podendo despender períodos do seu dia aos estudos. pois caso contrário encontrará dificuldades em realizar atividades importantes.

Um dos argumentos ao escolher o Ensino a Distância é o tempo, portanto faça dele o seu aliado.

A sugestão é criar uma cartilha com normas, com o propósito de obedecê-las, como determinar os períodos e pausas à serem obedecidos, escolher as disciplinas à serem estudadas. Assim, conseguirá desenvolver suas habilidades e atender os resultados os quais se propôs.

 

 

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06/07/2021
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